Ouça o post
|
No Brasil, o mês de julho é marcado por uma data muito especial: o Dia dos Avós. No dia 26 celebramos a vida dos vovôs e vovós que enchem de amor a vida de seus netos e netas, contam as melhores histórias e ensinam importantes lições aos pequenos.
Você sabia que o Dia dos Avós é comemorado em diferentes datas ao redor do mundo? Na Itália essa celebração acontece no dia 02 de outubro, no Canadá, vovós e vovôs são homenageados no dia 25 de outubro e na França, o Dia das Vovós é comemorado no primeiro domingo de março e o Dia dos Vovôs, no primeiro domingo de outubro.
Independente da data escolhida ou do país, celebrar a relação única entre avós e netos é sempre uma oportunidade de conectar gerações e criar memórias inesquecíveis em família.
Dia dos Avós: confira 9 livros inspirados nessa relação
Que tal presentear o vovô ou a vovó dos pequenos com um livro especial nesse Dia dos Avós? Além de fundamental para o desenvolvimento das crianças, a leitura também é um recurso incrível para fortalecer e aproximar ainda mais avós e netos. Afinal, para as crianças, não há nada melhor do que ouvir e compartilhar histórias com a família.
Desde livros personalizados, que são estrelados pelas crianças e seus avós, até histórias clássicas, os livros a seguir são um convite para celebrar a relação de avós e netos com muita diversão e aprendizado. Confira!
Amo Muito Minha Avó
No livro personalizado “Amo Muito Minha Avó”, além de montar o avatar da criança, também é possível personalizar e inserir a vovó dentro da história para viver uma aventura única ao lado de seu netinho ou netinha.
A história, protagonizada por avós e netos, celebra essa relação de amor, mostrando como conviver, brincar e aprender com a vovó é sempre divertido: ela conta as melhores histórias, se diverte brincando com os pequenos e prepara sempre as melhores receitas. Para personalizar esse livro e eternizar essa relação, basta clicar aqui.
Amo Muito Meu Avô
O vovô transforma qualquer situação em momentos incríveis para se divertir e aprender. Seja uma faxina em casa, a espera em alguma fila ou até mesmo os dias de chuva: nada resiste à criatividade e ao desejo do vovô em compartilhar momentos e tempo de qualidade junto com seus netos e netas.
Em “Amo Muito Meu Avô”, livro personalizado em que os pequenos se divertem e aprendem lições para a vida toda junto com o vovô, os momentos mais especiais da relação única entre os avôs e seus netos e netas são eternizados em um presente inesquecível! Para personalizar essa história, é só clicar aqui.
Vó, Para de Fotografar!
Nessa história escrita pelo premiado autor Ilan Brenman, uma vovó muito divertida se dedica a fotografar a vida de sua querida neta: desde os momentos simples da rotina até os acontecimentos mais importantes.
A netinha fotografada é um pouco mal-humorada e vive pedindo: “vó, para de fotografar”, mas com ternura e muito afeto, a vovó explica que as fotos são pra guardar na memória e no coração as lembranças da neta, da família e das pessoas que ela mais ama.
Cartas para minha Avó
No livro “Cartas para minha Avó”, a renomada escritora e filósofa brasileira Djamila Ribeiro, volta à sua infância e relembra os momentos repletos de afeto, cumplicidade e força compartilhados com sua avó Antônia.
Por meio das cartas que escreve para a avó na narrativa, Djamila destaca a importância dessa relação na construção de sua identidade como uma mulher preta que luta pelos direitos dos negros sem se esquecer do legado deixado pelas gerações anteriores.
Educação Antirracista: saiba o que é e como praticar
Reinações de Narizinho
Conhecido como pai da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato eternizou nas histórias do “Sítio do Picapau Amarelo” a relação de afeto e diversão compartilhada entre Dona Benta e seus netos Narizinho e Pedrinho.
Em “Reinações de Narizinho”, livro publicado 1931 que conquistou gerações de leitores e deu início aos demais volumes das aventuras do Sítio do Picapau Amarelo, Dona Benta é descrita como a mais feliz das vovós e, junto com sua neta, vive momentos inesquecíveis.
Histórias de Antigamente
“Histórias de Antigamente” é um livro incrível para unir gerações no Dia dos Avós, compartilhar experiências e aprender com aqueles que cresceram em um mundo completamente diferente do que conhecemos hoje.
Na narrativa, a autora Patricia Auerbach, que na infância era apaixonada por ouvir as histórias de seus avós, apresenta de forma lúdica e divertida o que aprendeu com os causos de sua família, além de explicar como foi a invenção da geladeira, da televisão, do carro, do telefone, dentre outras coisas que fazem parte de nossas vidas.
Meu Avô é um Problema
Nessa divertida história, escrita por Babette Cole, as crianças vão dar boas risadas ao acompanharem a história de um vovô que plantava verduras e enchia de inveja seus concorrentes.
A aventura, que inclui um tomate gigante, uma lagarta enorme, a polícia e até mesmo uma vovó alienígena, é um prato cheio para rir e celebrar o Dia dos Avós.
Como ser Babá da Vovó
Para que as crianças descubram como cuidar da vovó, basta apenas um final de semana na casa dela, um pouquinho de imaginação e muita criatividade!
No livro, escrito por Jean Reagan, as crianças vão dançar, brincar de loja e aprender diferentes maneiras de aproveitar a companhia especial da vovó. Afinal, seja no Dia dos Avós ou em qualquer outro, bom mesmo é se divertir com quem amamos.
Histórias Fantásticas: baixe o jogo que incentiva a criatividade
Menina Nina
Em “Menina Nina”, Ziraldo, renomado cartunista e escritor de grandes sucessos da literatura infantil como Menino Maluquinho, apresenta de forma sensível e única a força do vínculo entre avós e netos.
A narrativa, protagonizada por Nina e a Vovó Vivi, que repentinamente parte sem se despedir de sua neta, ensina aos pequenos como o amor compartilhado com os avós nos dá força para enfrentar a saudade e os desafios da despedida de quem amamos.