Ouça o post
|
A cultura brasileira é marcada pelas comemorações que celebram as tradições, os costumes e os hábitos de determinada população. Todas as regiões dos quatro cantos do país possuem as famosas festas populares que são comemoradas todos os anos com muita alegria e diversão.
As comemorações regionais surgiram após períodos de transformações e desafios. Por essa razão, conhecer diferentes festas típicas do Brasil é descobrir mais sobre a história de um país repleto de diversidade, pluralidade e riqueza cultural.
Apresentar a história brasileira para as crianças por meio das festas populares ajuda os pequenos e pequenas a se desenvolverem de forma integral, pois estimula o sentimento de pertencimento e a identidade, além de ampliar o repertório cultural.
Festas regionais para conhecer em família
Abaixo, selecionamos algumas das principais festas de cada região do país para conhecer e se divertir em família!
Todas elas fazem parte do livro personalizado Turma da Mônica – Festas Populares, que homenageia a cultura brasileira, tornando as crianças protagonistas de uma aventura pelas regiões do país.
Região Norte
Festival de Parintins
Fundada em 1796 e localizada no interior do estado do Amazonas, a cidade Parintins comemora todos os anos o Festival Folclórico de Parintins. A festa conta com três noites de folia nas quais homenageia figuras do folclore brasileiro.
Toda a comemoração é dividida nas cores vermelho e azul, além de contar com dois símbolos principais: uma estrela para a torcida azul e um coração para a vermelha. A cor vermelha representa o Boi Garantido e sua torcida, enquanto o azul simboliza o Boi Caprichoso e seus foliões.
O momento mais emocionante do festival é quando os bois folclóricos disputam qual das torcidas é a mais animada.
Festa do Divino
O estado do Tocantins celebra anualmente a Festa do Divino com uma comemoração repleta de romarias e foliões. A festa, que acontece entre janeiro e julho, homenageia o divino Espírito Santo e os passos de Jesus e seus doze apóstolos.
Durante a celebração de tradições católicas, os foliões se dividem em grupos com 12 pessoas que saem abençoando os moradores da cidade e os convidam para participarem da festa.
A Festa do Divino tem origem portuguesa e chegou ao Brasil por volta do século 14, junto com Dom Pedro e os missionários católicos.
Região Nordeste
Bumba meu Boi
O Bumba meu Boi ou Boi-Bumbá é uma festa popular muito famosa no estado do Piauí. Comemorada todos os anos no dia 30 de junho, a celebração é uma homenagem ao processo de expansão do estado nordestino e de como os animais participaram ativamente desse movimento nas fazendas de gado.
Além disso, a festa também celebra a história dos escravos Chico Vaqueiro e sua mulher Catirina. A pedido da esposa, que estava grávida, Chico mata o boi mais bonito da fazenda em que era capataz para que ela pudesse comer a língua do boi e saciar seu desejo. Para fugir da repreensão do dono da fazenda, Chico Vaqueiro faz diversas preces e danças que trazem o boi de volta à vida.
A festa regional surgiu por volta do século 17, mas a primeira comemoração popular foi registrada somente em 1840.
Decoração de Festa Junina para fazer com os pequenos
Festa de São João
Na cidade de Caruaru, no estado de Pernambuco, é comemorada anualmente a maior Festa Junina do mundo! Durante todo o mês de junho acontece a Festa de São João que reúne pessoas de todo o Brasil.
Durante a folia os participantes podem se deliciar com as comidas gigantes feitas em grandes quantidades. As mais famosas são o de pé-de-moleque, a paçoca e o mesmo cuscuz. Além das delícias gastronômicas, a festa também é marcada pelas danças de quadrilhas, que são embaladas pelo ritmo mais popular do nordeste: o forró.
A festa popular de São João surgiu entre os anos de 1854 e 1856, quando Caruaru ainda era apenas uma vila. Com o tempo, essa vila ficou pequena demais para tanta alegria e comemoração. A expansão do território transformou Caruaru em uma cidade e sua tradicional comemoração, no maior São João do mundo.
7 músicas de Festa Junina para se divertir com as crianças
Região Sul
Semana Farroupilha
Celebrada anualmente entre 13 e 20 de setembro, a Semana Farroupilha é marcada pelas comemorações das tradições gaúchas.
A folia é acompanhada por muita música regional e danças típicas de diversos estilos, como a vaneira e o fandango. A culinária também não fica de fora e os participantes podem se deliciar com o churrasco gaúcho e com o famoso chimarrão.
A Semana Farroupilha surgiu para celebrar os desafios enfrentados na Revolução Farroupilha, que aconteceu entre 1835 e 1845.
Região Sudeste
Carnaval
No Rio de Janeiro acontece anualmente a maior festa de Carnaval do mundo, que reúne diversos blocos e escolas de samba.
Em 1984 foi fundada a Passarela Darcy Ribeiro, que foi popularmente apelidada de Sambódromo. É lá que as escolas de samba desfilam todos os anos com seus carros alegóricos repletos de cores e muita alegria.
Além dos desfiles, no Rio de Janeiro também acontece o carnaval de rua, onde as pessoas vestem suas melhores fantasias e saem para comemorar em toda a cidade.
Região Centro-Oeste
Cavalhada
No estado do Mato Grosso todos os anos, durante três dias, acontece a tradicional Cavalhada. Essa festa popular chegou ao Brasil no século 16 por meio dos portugueses e dos espanhóis e desde então é celebrada com muita alegria.
A celebração encena a batalha entre os mouros, que se vestem de vermelho, e os cristãos, que usam roupas azuis. Entre um duelo e outro, ambos os cavaleiros fazem reverência às rainhas da festa. Todo embate é acompanhado com muita emoção e alegria pela platéia.
Se divertindo nas festas populares com a Turma da Mônica
Que tal continuar conhecendo as festas regionais?
A cultura brasileira conta com festas populares incríveis. Para conhecê-las de um jeito ainda mais divertido, no livro personalizado Turma da Mônica pelas Festas Populares, a criança embarca junto com a turminha em um passeio por diversas celebrações típicas do Brasil.
Além de se tornar personagem da história, a criança se diverte descobrindo curiosidades sobre as festas dos quatro cantos do país. A ilustração repleta de cores e detalhes permite ainda que os pequenos e pequenas brinquem de procurar o próprio avatar pelas páginas do livro.
Clique aqui para personalizar o livro e aproveite 10% de desconto com o cupom BLOGDDH10!
A Maior festa Junina é em Campina Grande na Paraíba