Cinderela: lições da princesa Disney para o desenvolvimento infantil

Cinderela: lições que essa princesa Disney pode ensinar
Entenda quais as lições que Cinderela, da Disney, pode ensinar para as crianças.
Ouça o post

A história da protagonista Cinderela, uma das princesas mais clássicas da Disney, segue encantando gerações com sua gentileza, resiliência e esperança. Desde sua primeira aparição no clássico animado de 1950, ela se tornou um símbolo de bondade e superação — qualidades que continuam sendo fundamentais para o desenvolvimento socioemocional das crianças.

Muito além do sapatinho de cristal, a produção disponível no Disney+ conta a história de uma jovem que vive com a madrasta e as irmãs adotivas, e mantém relacionamento complicado com elas dentro de casa.

Continue a leitura para descobrir como essa princesa pode ser uma aliada poderosa na educação das crianças — especialmente quando o tema é gentileza.
Você gosta de princesas Disney? Leia também sobre a Branca de Neve

O que as famílias encontram na história de Cinderela?

A história dessa princesa é antiga e não foi escrita pela Disney: sua primeira versão foi escrita pelo autor francês Charles Perrault e compunha a obra “Contos da Mamãe Gansa”, lançada em 1697. 

Esse foi o primeiro contato que os leitores, na época, puderam conhecer a princesa órfã que, após a morte do pai, passou a viver com sua madrasta malvada e suas duas filhas invejosas, sendo obrigada a realizar todos os serviços domésticos sozinha enquanto escutava zombarias.

No entanto, a vida de Cinderela começa a mudar, quando, mesmo contra a vontade de sua madrasta, ela consegue comparecer ao baile que apresentaria todas as moças do reino ao príncipe, a fim de que ele escolhesse uma esposa, já que, com a ajuda de sua fada madrinha, ela teve suas roupas modestas transformadas em um vestido de gala, e uma simples abóbora convertida em uma carruagem.

Ser gentil é um ato de coragem:

Ela enfrenta humilhações e maus-tratos sem perder a esperança e a empatia pelos outros.

A bondade transforma o mundo:

Com a ajuda de seus amigos e da fada madrinha, Cinderela encontra um novo caminho — não por desejar luxo, mas por acreditar no bem.

Persistência vale a pena:

Mesmo quando ninguém acredita nela, Cinderela segue sonhando, o que a torna uma personagem resiliente e inspiradora.

Curiosidades sobre Cinderela

Composição de imagens Cinderela live-action e animação da Cinderela – Crédito: Edição Dentro da História

Cinderela pode ser considerada o marcador de uma era para a Disney por ser considerada uma das animações mais importantes da Disney, sendo responsável pela superação da crise pela qual o estúdio enfrentava nos anos 40.

Na época, a animação “Cinderela” foi um sucesso de bilheteria e crítica, revitalizando o estúdio e devolvendo-lhe a estabilidade financeira. Desde então, essa história segue acumulando fatos importantes e curiosidades.

Continue lendo e confira o levantamento histórico feito pela Dentro da História sobre esse ícone cultural que vai muito além do conto de fadas (baseado nas publicações da Disney).

  • O conto de Cinderela já foi adaptado em mais de 500 versões ao redor do mundo.
  • O príncipe de Cinderela não tem nome na animação de 1950, sendo conhecido apenas como “Príncipe Encantado” no filme, assim como o príncipe em Branca de Neve e os Sete Anões (1937) é apresentado apenas como “O Príncipe”.
  • Em 1950, uma atriz interpretou toda a história descrita no roteiro do diretor para que depois os animadores Marc Davis e Eric Larson pudessem tornar críveis as emoções, expressões e movimentos de Cinderela. A intérprete da princesa foi Helene Stanley que, aos 18 anos de idade.
  • Para desenhar a personagem, um dos artistas se inspirou em sua esposa, Mary Alice O’Connor, e imaginou como ela seria quando ficasse mais velha.
  • Em 1995, o clássico ganhou uma releitura em live-action chamado “O Sapatinho de Cristal”, da Metro-Goldwyn-Mayer. Esse é um dos primeiros filmes a trazer Cinderela para a versão ‘real’. A trama musical apresentou Leslie Caron na pele da grande protagonista da história.
  • Em 2015, a personagem ganhou uma releitura emocionante com o live-action de Cinderela, dirigido por Kenneth Branagh e estrelado por Lily James. Essa é a adaptação mais fiel da animação, sendo muito elogiada por manter a essência da história clássica, com uma abordagem moderna sobre coragem, bondade e empoderamento feminino.
  • No ano de 2021, surge uma nova versão com Camila Cabello como protagonista. O filme, que foi produzido pela Amazon Prime Video, “é um musical moderno com uma abordagem ousada do conto de fadas clássico”, como diz a sinopse na plataforma de streaming. Além de elementos musicais, a trama inova ao trazer um Fado Madrinho.

Além dessas duas, existem outras versões live-action de Cinderela, como “Cinderella” (1997, com  Brandy Norwood), “Para Sempre Cinderela” (2003, com Drew Barrymore), “A Nova Cinderela” (2004, com Hillary Duff) e “Caminhos da Flores” (2014, com Anna Kendrick).

Lições socioemocionais de Cinderela ensina para as crianças

Cinderela é um dos contos de fadas mais populares e icônicos da história, e é conhecido por retratar a história de uma jovem que, após ser maltratada por sua madrasta e irmãs, consegue transformar sua vida por meio da magia e do amor

Mesmo em meio a tantas dificuldades, essa princesa Disney escolhe seguir sendo gentil e generosa. Essa atitude, muitas vezes subestimada, é uma grande demonstração de força. Afinal, manter a bondade no coração mesmo diante de desafios é um superpoder que toda criança pode desenvolver.

Você também pode gostar: Princesas da Disney: saiba como elas influenciam positivamente a educação das crianças.

Cinderela e os laços entre mãe e filha

Ler e assistir à história de Cinderela pode ser uma experiência única de conexão entre mães e filhas. A narrativa convida ao diálogo sobre valores como empatia, autoestima e o poder da gentileza — temas essenciais para o fortalecimento dos laços familiares.

Ao compartilhar esse momento, mães e filhas podem:

  1. Falar sobre como lidar com adversidades com equilíbrio emocional;
  2. Reforçar a importância de acreditar em si mesma;
  3. Refletir sobre a importância de tratar todos com respeito e carinho.

Esses momentos de afeto e aprendizado em família fortalecem o vínculo emocional e contribuem para o desenvolvimento de crianças mais seguras, sensíveis e conscientes.

Saiba mais: Por que brincar de faz de conta é importante para as crianças?

Transformando o conto de fadas em realidade

Mãe e filha lendo o livro personalizado “Gentil como a Cinderela” – Crédito: acervo Dentro da História

A Cinderela, princesa clássica da Disney que encanta gerações há 75 anos (completados em 2025), torna a conexão de mães e filhas ainda mais forte. E para reforçar ainda mais os laços familiares, a Dentro da História tem um livro infantil especial que pode ser personalizado incluindo a criança.

Gentil como a Cinderela”: o livro personalizado que ensina com emoção para tornar a experiência com essa princesa ainda mais especial. Neste livro, a criança vira protagonista do universo encantado da Cinderela, vivendo a história ao lado da princesa enquanto aprende lições sobre gentileza, empatia e coragem.

No livro, é possível personalizar:

  • Nome e características da criança;
  • Roupas, acessórios e mais;
  • Escrever uma dedicatória especial.

Acesse o site da Dentro da História para personalizar sua pequena princesa protagonista e surpreender com este presente especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts