Ouça o post
|
Seu bebê está passando pela introdução alimentar? Veja 5 dicas de receitas de papinhas salgadas com legumes variados para fazer em casa.
Durante a introdução alimentar do bebê, é importante oferecer um cardápio variado de papinhas nutritivas, se possível, preparadas com alimentos frescos. Os pediatras orientam utilizar pouco sal, e ir acrescentando alimentos diferentes para ter fontes de todas as vitaminas e minerais necessários para o desenvolvimento do bebê.
Selecionamos 5 receitas de papinhas recomendadas pelos especialistas do portal Curso de Babá para você fazer em casa. Lembre-se sempre de consultar um pediatra e conversar sobre os alimentos adequados para a fase de alimentação do seu bebê.
Veja as dicas abaixo:
1 – Papinha de frango, batata e chuchu
O frango é uma carne com pouca gordura e que serve de fonte de ferro, proteína e vitaminas do complexo B. A batata é rica em carboidratos para dar energia e o chuchu auxilia na digestão do bebê.
Ingredientes:
- 1 colher (de sobremesa) de óleo vegetal
- 1 colher (de chá) de cebola bem picadinha
- 2 colheres (de sopa) de frango cortado em cubos bem pequenos
- ½ batata pequena cortada em cubos bem pequenos
- 2 colheres (de sopa) de chuchu cortado em cubos
Modo de fazer:
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue bem a carne moída. Em seguida, adicione a mandioquinha e a ouve. Cubra tudo com água e tampe a panela, deixando cozinhar até que todos os ingredientes estejam bem macios. Amasse tudo com o garfo e aguarde esfriar para servir.
2 – Papinha de Ervilha
A ervilha é do grupo das leguminosas. Rica em fibras, também é fonte de Vitaminas A, B, C, E e K, além dos minerais zinco, magnésio, ferro, potássio e cálcio. O frango é uma forma de fornecer mais ferro, proteína e vitaminas do completo B.
Ingredientes:
- 1 colher (de sobremesa) de ervilha fresca
- 1 colher (de sobremesa) de óleo vegetal
- 1 colher (de chá)de cebola picada
- 2 colheres (de sopa) de frango cortado em cubos bem pequenos
- 1 colher (de sopa) de arroz cru
Modo de fazer:
Aqueça o óleo e refogue a cebola em uma panela. Em seguida, acrescente o frango. Depois de bem refogado, acrescente o arroz, a ervilha, a cenoura e cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios. Depois amasse com o garfo e espere esfriar para servir.
Veja também: 3 receitas coloridas para fazer com as crianças
3 – Papinha de Brócolis
O brócolis é um vegetal muito rico em fibras, minerais e Vitaminas (A, C, B1, B2, B6, B9 e K). A carne complementa a fonte de proteínas e o macarrão é um carboidrato que fornece energia para o bebê.
Ingredientes:
- 2 colheres (de sopa) de brócolis bem picado
- 1 fio de óleo vegetal
- 1 colher (de chá) de cebola picada
- 2 colheres (de sopa) de carne cortada em pedaços bem pequenos (pode ser contra filé)
- 2 colheres (de sopa) de macarrão da sua preferência
- 1 pitada de sal a gosto
Modo de fazer:
Na panela, refogue a cebola em óleo e depois, a carne. Acrescente o brócolis e o macarrão, e cubra com água. Depois tampe a panela até que o macarrão e o brócolis estejam bem molinhos. Então é só amassar tudo com um garfo e servir após resfriar.
4 – Papinha de abobrinha
A abobrinha é um vegetal que auxilia no bom funcionamento do intestino. Rica em vitamina A, D, C e do Complexo B, além de minerais e antioxidantes. O chuchu é um alimento rico em água, bom para a introdução alimentar dos bebês a partir do sexto mês.
Ingredientes:
- ½ abobrinha
- ½ chuchu
- 1 colher (sopa) de cebola bem picadinha
- 1 fio de azeite
- 1 pitada de sal a gosto
Modo de fazer:
Refogue a cebola no óleo e em seguida acrescente a abobrinha e o chuchu picados. Cubra com água,tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam macios, para poder amassar tudo com garfo e servir depois de esfriar.
Papinha de mandioquinha com carne
A mandioquinha é uma fonte de carboidratos complexos, assim como de cálcio, fósforo, potássio e vitamina C, sendo uma ótima fonte de energia nas papinhas de bebês. Junto com a couve, que enriquece a papinha com ferro e vitaminas.
Ingredientes:
- 1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
- 1 colher (chá) de cebola picada
- 2 colheres (sopa) de carne moída
- 1 mandioquinha pequena cortada em cubinhos
- 2 colheres (sopa) de couve bem picadinha
Como fazer:
Aqueça o óleo em uma panela para refogar bem a carne moída. Em seguida, acrescente a mandioquinha e a couve. Depois de refogar tudo, cubra com água e tampe a panela, deixando cozinhar até todos os ingredientes estarem macios. Amasse os legumes com garfo e deixe esfriar para servir.
Veja também: Entrevista da Dentro da História sobre Livros Personalizados no portal Curso de Babá