Ouça o post |
Ao longo de seus 50 anos de história, essa turma foi parte da infância de diversas gerações. Anteriormente conhecida como Vila Sésamo, a série de coprodução brasileira foi inspirada no programa infantil americano Sesame Street, lançado em 1969.
10 fatos curiosos sobre a Sésamo
Garibaldo, Elmo, Ênio e outros personagens icônicos estrearam aqui no Brasil em 1974, trazendo o formato inovador do programa para a realidade das nossas crianças. Em seguida contamos 10 curiosidades que você e seu pequeno vão adorar saber sobre a Sésamo!
1. O formato inovador na TV
O formato do programa foi resultado de pesquisas que mostraram que as crianças não prestavam atenção na mesma coisa por mais de três ou quatro minutos. Para cumprir o propósito educativo, a equipe do programa desenvolveu um processo pedagógico baseado em pequenos esquetes com duração máxima de três minutos, nos quais a mesma informação era repetida mais de uma vez.
2. A primeira adaptação foi no Brasil
A adaptação brasileira da série Sesame Street foi a primeira do mundo. A tradução do nome da versão nacional não foi feita de forma literal, porque o ambiente de convívio das crianças na época não era apenas a rua, mas sim sua vila ou bairro. Por isso, o programa foi lançado em 1972 com o nome Vila Sésamo e chegou a ser uma produção inteiramente nacional, com uma equipe de cerca de 350 pessoas e a participação de aproximadamente 800 crianças. (Fonte: Memória Globo)
3. Levando educação para a televisão
A Vila Sésamo foi um dos primeiros programas infantis educativos no Brasil, pedagogicamente criado para estimular o raciocínio, transmitir noções básicas do alfabeto, números e cores. Além disso os episódios também ensinavam sobre a importância de resolver conflitos entre adultos, crianças, amigos e no trânsito. Outra curiosidade é que os atores trocavam de roupa várias vezes para mostrar a importância da higiene pessoal.
4. A cor do Garibaldo mudou
Na versão americana o Garibaldo era amarelo, mas no Brasil o personagem ganhou a cor azul. Nos Estados Unidos, o ator que interpretava personagem usava um monitor de TV dentro da roupa para conseguir se orientar em cena. Já o ator brasileiro Laerte Morrone preferiu tirar algumas penas do seu figurino de avestruz para enxergar melhor sem esse recurso. Além da dificuldade para enxergar, não era fácil gravar com a cabeça do personagem, que pesava 5kg.
5. A música de abertura foi premiada
O tema de abertura do programa no Brasil contagiava as crianças e os adultos. Composta por Paulo Sérgio Valle, Nelson Motta e Marcos Valle, a música “Alegria da Vida” ganhou o prêmio de melhor música feita para uma adaptação do Sesame Street. Ela foi gravada com piano Fender Rhodes e com o acompanhamento da orquestra do maestro Waltel Branco.
Veja a abertura original abaixo:
6. A volta da Sésamo na era digital
Em 2016 o programa voltou com uma temporada lançada em um novo momento da marca, que deixou de se chamar Vila Sésamo e se adaptou a uma nova geração, abordando assuntos atuais e utilizando ferramentas do mundo digital. Agora chamada Sésamo, mantém seu propósito educativo, valorizando as brincadeiras, as múltiplas linguagens e a alfabetização digital, com o objetivo de desenvolver competências essenciais para as crianças do século 21. Hoje, quem não puder acompanhar o conteúdo na televisão também pode ver tudo pelo canal oficial do YouTube.
7. Participação de celebridades
A nova temporada de Sésamo tem a participação de celebridades como Palmirinha, Chico César, Gaby Amarantos, Emicida, Céu, Negra Li, Tânia Kalil, Bela Gil e Maria Fernanda Cândido. Com o intuito de promover a cidadania, a escolha dos convidados buscou ressaltar a importância da diversidade e da inclusão, representando diferenças físicas, étnicas, etárias e de gênero que são importantes para a identificação e formação das crianças.
8. Impactando crianças mundialmente
Por trás da turma da Sésamo está a Sesame Workshop, organização educacional sem fins lucrativos filiada à Sesame Street, que hoje atinge 156 milhões de crianças em mais de 150 países. A sua missão é usar o poder educativo da mídia para o desenvolvimento das crianças, através de diversas de plataformas, como programas de televisão, experiências digitais, livros e engajamento comunitário. Considerando a realidade e os desafios educacionais de cada contexto, o objetivo é ajudar as crianças de todos os lugares a crescerem mais inteligentes, saudáveis e afetivas.
Leia também: O que é protagonismo infantil e como incentivá-lo?
9. Educação financeira para a família
No projeto multimídia “Sonhar, Planejar e Alcançar”, a turma da Sésamo ensina crianças e famílias sobre educação financeira. O objetivo é promover mudanças positivas no comportamento financeiro das populações de dez países, nos próximos quatro anos. Os conteúdos lúdicos e engajadores ajudam as famílias e crianças a identificarem sonhos, definirem metas, fazerem planos e entenderem que suas escolhas do dia a dia podem ajudá-los a alcançar seus objetivos. No Brasil, o projeto contribui para a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) do governo.
10. Inclusão através de brincadeiras
Outro projeto da Sésamo é o “Incluir Brincando”, que busca promover o direito de brincar a todas as crianças. Os episódios especiais na TV e no Youtube ganham uma convidada especial: Sivan é a boneca cadeirante e sua participação reforça a ideia de que toda criança tem o direito de brincar, além de ressaltar o respeito à diversidade e a importância da colaboração durante brincadeiras inclusivas. Além dos episódios, o programa envolve ações com educadores, familiares e cuidadores, e oferece acesso à Coleção Incluir Brincando, que reúne dicas de brincadeiras e atividades inclusivas.
E você, tem memórias da Vila Sésamo? Esses personagens fazem parte da vida dos seus pequenos hoje em dia? Conta pra gente nos comentários!
Veja também: Curiosidades sobre os personagens da Turma da Mônica
Ver Comentários (6)
Muito bom todos conteúdos voltados para educação infantil, gostei dos livros de história, dos vídeos e fotos.
Oie, Irasilda! Tudo bem? Que alegria saber que você gostou dos nossos conteúdos! :D
Boa tarde, não está presente no dia a dia das minhas crianças . Mas irei inserir com certeza , para resgatar um contato maravilhoso nas histórias de sésamo.
Oie, Ana! Tudo bem?
Ficamos felizes em saber que você gosta da Sésamo e vai apresentar os personagens e histórias aos seus pequenos.
Boa diversão em família! :D
Uma boa noite abençoada para todos,tenho 60 anos e sempre comentei este programa com meus filhos hoje com 33 ela e 25 ele,agora a pouco comentava e mostrava a meu filho cenas de Vila Sésamo e seus personagens, saudades desta turminha e da minha infância.
Eu assistia 3 vezes por dia na Cultura, no começo dos anos 70, de tanto que gostava. Quantas saudades de um tempo de infância e ingenuidade que jamais voltará novamente. Hoje tenho 60 anos e só espero a morte e o fim. Vila Sésamo foi durante anos, a coisa mais importante da minha vida. Saudades, muitas saudades. 😭😭😭😭😭😭😭😭