Ouça o post |
Você sabia que muitas crianças aprendem a dançar antes mesmo de conseguir dar os primeiros passos? A dança é uma das primeiras formas de expressão que aprendemos e pode ser uma atividade com muitos benefícios para o desenvolvimento de diferentes habilidades na infância.
Podemos nos surpreender ao ver que a prática de danças trabalha não apenas o corpo, mas também a mente, as emoções e até mesmo o desempenho escolar da criança pode melhorar.
Principais benefícios da dança na infância
Separamos aqui alguns dos principais benefícios que a dança traz para a vida do seu pequeno:
Ganhar autoconfiança
Quando uma criança aprende e pratica movimentos e posturas da dança, desenvolve maior consciência corporal. Quem dança está sempre em contato com o próprio corpo, e quando crescemos isso ajuda a nos sentimos mais confortáveis com nossa aparência, nossas dificuldades e até mesmo sentimentos.
A dança incentiva a criança a explorar diferentes formas de expressão. Isso pode ser particularmente benéfico para crianças com deficiências ou que estejam lidando com problemas emocionais significativos.
Leia também: Será que meu filho está estressado?
Ser mais sociável
Além de ser uma atividade física, a dança também é uma atividade social. As aulas de dança podem ajudar as crianças a melhorar suas habilidades de comunicação, aprender a trabalhar em equipe, desenvolver um maior senso de cooperação e fazer novos amigos.
Se seu filho é tímido, matriculá-lo na dança pode ajudá-lo a se relacionar com mais crianças da sua idade e reduzir sua ansiedade em relação a novas pessoas ou lugares. Além disso, apresentar-se em público é um treino importante na infância que o ajudará a ser mais confiante em situações futuras.
Conhecer outras culturas
Os inúmeros tipos de dança são manifestações culturais que agregam muito no repertório das crianças. Ao conhecer cada dança, a criança pode aprender também sobre as origens, a história e contextos em que é praticada. Além disso, dançando a criança também vai entrar em contato com diversos estilos musicais.
Praticar exercício sem perceber
Um grande benefício da dança é que ela é uma atividade altamente física e ao mesmo tempo divertida. Então o condicionamento físico de seu filho ficará ainda melhor, sem que ele tenha que fazer atividades repetitivas ou entediantes.
A prática de dança pode aumentar a flexibilidade, a amplitude de movimento, a força física e a resistência. Os movimentos repetitivos envolvidos na dança podem corrigir a má postura, aumentar o equilíbrio e a coordenação e melhorar a saúde cardiovascular em geral. E como dançar é uma forma aeróbica de exercício, costuma ser uma atividade indicada para as crianças que estão acima do peso.
Leia também: 7 lanchinhos saudáveis para levar na escola
Habilidades para a vida
Ao praticar uma dança a criança aprende que é normal errar e que precisam tentar novamente quando isso acontece. Ser capaz de lidar com os erros, pedir ajuda, aceitar feedback construtivo e aprender com eles são grandes habilidades para a vida adulta.
A dança também ensina para as crianças a importância da prática, da disciplina e do foco. Com perseverança e motivação, as crianças são cada vez mais capazes de resolver problemas de forma proativa.
E por último, dançar estimula a criatividade, incentivando a criança a desenvolver sensibilidade estética e apreciação pela arte. Tudo isso se torna parte da vida da criança e promove seu desenvolvimento de forma completa e, principalmente, super saudável e divertida.