Ouça o post
|
O colégio Anglo Morumbi de São Paulo criou livros personalizados em projeto que busca formar alunos protagonistas e líderes.
Desde 2013, o Colégio Anglo Morumbi de São Paulo realiza anualmente o projeto “O Líder em Mim”, com o objetivo de desenvolver habilidades de liderança nos alunos. Hoje, o colégio é uma Escola Farol considerada referência para as demais.
Neste ano, o tema trabalhado com os 131 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental foi a história do Pequeno Príncipe, que serviu como base para a realização de diversas atividades pedagógicas ao longo dos meses. Ao final do projeto, as crianças foram transformadas em personagens de livros personalizados e puderam se ver como protagonistas da história tema do projeto.
Alunos protagonistas e líderes
O programa “O Líder em Mim” teve origem nos Estados Unidos, e tem o objetivo de desenvolver alunos protagonistas com habilidades de liderança como proatividade, autonomia, ouvir com empatia, cuidar do corpo e da mente, fazer o certo mesmo que ninguém esteja olhando, estabelecer metas, dentre outros.
Segundo a coordenadora pedagógica Daniela Prado, o projeto está alinhado à visão do colégio sobre a importância de incentivar o protagonismo dos alunos, que é uma das prioridades na escola atualmente.
“O protagonismo dos alunos é o mais importante. Trabalhamos com eles desde pequenininhos, dentro do programa, a questão da responsabilidade e da autonomia. Também solicitamos o auxílio das famílias, dando pequenas responsabilidades, estabelecendo metas, desenvolvendo a comunicação. Aqui na escola não existe o ajudante do dia, mas sim os líderes do dia. Cada um tem seu papel de liderança.”, explicou Daniela.
Desenvolvimento do tema O Pequeno Príncipe
Em 2019, o tema escolhido para o desenvolvimento do programa de liderança com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental foi a história do clássico da literatura “O Pequeno Príncipe”.
“Esse livro remete à nossa infância, e quando perguntamos para as crianças, percebemos que elas não conheciam a conheciam a história.”, contou a professora do 1º ano, Patrícia Marques. Ela exibiu o filme em sala mesmo sabendo como é difícil manter a atenção das crianças: “Elas ficaram absolutamente em silêncio, queriam repetir e algumas até se emocionaram. Então começamos a trabalhar com eles, contando a história na sala e fazendo trabalhos relacionados, e percebemos que o envolvimento estava cada vez maior.”, disse a professora.
Dentre as atividades realizadas, as crianças produziram calendários com as frases marcantes do livro, fizeram aviões com pregadores de roupa, rosas de papel crepom e até mesmo confeccionaram seus próprios asteróides B612 com a ajuda das famílias.
Ao final do projeto, foi realizado um evento de exposição das atividades. Para esse dia, o colégio preparou uma surpresa inovadora: transformou os alunos em personagens de livros personalizados do Pequeno Príncipe.
Os alunos nos livros personalizados
Foi durante o desenvolvimento do projeto com os alunos do 1º ano que a coordenadora Daniela Prado ficou sabendo da possibilidade de colocar as crianças na história do Pequeno Príncipe.
“Eu já conhecia a Dentro da História como mãe, tinha feito um livro da Turma da Mônica para a minha filha. Um dia olhando o site vi que tinha sido lançado O Pequeno Príncipe e, como era o nosso tema, tinha tudo a ver as crianças fazerem parte dessa história. A nossa ideia foi fazer uma surpresa para elas.”, contou a coordenadora.
As crianças personalizaram seus próprios personagens no estilo do Pequeno Príncipe na escola, escolhendo suas características físicas e acessórios. Porém, os alunos não sabiam que teriam o livro impresso. No dia do evento de encerramento, receberam os livros como surpresa junto às suas famílias.
“Encerrar esse projeto com o livro onde os alunos estão na história vem para fechar com chave de outro. Eu acho de suma importância o projeto Dentro da História porque as crianças já se identificam com os personagens, imagine elas estando dentro do livro. Assim, cada moral que as histórias trazem, as crianças conseguem vivenciar e entender que aquilo pode fazer parte da vida delas.”, disse Daniela.
Além de visitar a exposição com todas as atividades realizadas ao longo do ano, as famílias acompanharam a entrega dos livros e os alunos protagonistas deram autógrafos como verdadeiros autores, em uma mesa preparada especialmente para isso. As famílias elogiaram tanto a escolha do tema como a iniciativa da escola de personalizar os livros.
“Eu acho a mensagem do Pequeno Príncipe muito importante para crianças mas também para adultos, porque a gente deve sempre pensar em cuidar dos outros. É uma mensagem de inspiração, de carinho, atenção e cuidado. E o projeto em si é muito bacana porque a criança é envolvida e participa como protagonista da história, aumentando a intensidade da mensagem.”, disse o pai da aluna Luísa, que aparece na foto assinando o livro junto à professora Patrícia.
A diretora pedagógica, Priscila Gengo, também aprovou essa experiência como mãe de uma aluna do 1º ano. “Foi muito legal ver o sorriso dela, chegando em casa e contando como foi se ver dentro da história, e poder de alguma maneira protagonizar isso também. Ela ficou muito feliz e eu, como mãe, mais ainda. Espero que a gente possa entrar em outras histórias também.”, contou Priscila.
Abaixo, veja um vídeo completo sobre o projeto desenvolvido no Anglo Morumbi e o dia da entrega dos livros aos alunos:
Para fazer como o Anglo Morumbi e formar alunos protagonistas na sua escola com o apoio de livros personalizados, clique aqui e cadastre-se no projeto Dentro da Escola.