Saiba como cozinhar em família ajuda na alimentação infantil e confira dicas para deixar esse momento com as crianças ainda mais divertido.
Além de proporcionar momentos inesquecíveis e boas memórias em família, o hábito de cozinhar com as crianças proporciona diversos benefícios para os pequenos e pequenas. Desde o conhecimento sobre a origem dos alimentos até a introdução de novos sabores, levar as crianças para a cozinha ajuda a vencer diversas barreiras quando o assunto é alimentação infantil.
O desenvolvimento do paladar começa aos seis meses de idade, quando os primeiros alimentos são oferecidos nas papinhas de bebê e se estende até os seis anos, quando se encerra a primeira infância. É dentro desse período que as crianças começam a provar outros sabores além do leite materno, descobrindo novas formas de se alimentar.
Vire um personagem de Hello Kitty e entre Dentro da História
-
Cozinhando com a Hello Kitty
-
Fazendo Pizza com a Hello Kitty
-
Festejando com Hello Kitty e Amigos
Por que cozinhar com as crianças?
Durante o processo de evolução do paladar infantil, muitas famílias passam pela fase de seletividade alimentar das crianças. Nessa etapa, os pequenos e pequenas costumam mostrar resistência ou até mesmo rejeição aos novos alimentos oferecidos, especialmente os legumes e verduras.
Nesta entrevista, a nutróloga e pediatra Patrícia Mello explica como é importante que os pais e responsáveis busquem ser criativos ao passarem por essa fase, oferecendo para as crianças as melhores combinações possíveis de alimentos. Além disso, é importante que a família tenha paciência, pois muitos alimentos precisarão ser apresentados mais de uma vez até que os pequenos o aprovem.
Por essa razão, cozinhar com as crianças é uma excelente forma de mostrar a eles a origem dos alimentos e diminuir a resistência diante das novidades no cardápio.
6 Dicas para cozinhar com as crianças
Confira algumas sugestões para deixar o momento na cozinha com as crianças ainda mais especial!
1 – Separe a receita de acordo com a idade da criança
Antes de levar os pequenos e pequenas para a cozinha é importante escolher uma receita que estimule as habilidades da criança. Para isso, leve em consideração a idade e a fase de desenvolvimento em que ela está. Veja abaixo algumas sugestões:
- Até 3 anos
Nessa fase a criança está desenvolvendo suas habilidades motoras e cognitivas. Por isso, dê preferência para as receitas que tenham em seu preparo etapas como lavar os alimentos, misturar e decorar. Além de divertidas, essas tarefas na cozinha vão estimular a criatividade dos pequenos.
- De 3 a 5 anos
Com o sistema motor e cognitivo mais desenvolvido, a criança já consegue participar da montagem de pratos um pouco mais complexos. Que tal uma receita de pizza? Nesse prato, a tarefa de espalhar o molho na massa e montar as camadas de recheio pode ficar por conta da criança.
- De 6 a 8 anos
Essa fase é marcada pelo desenvolvimento do hábito de leitura e pelo aprendizado das noções de medida e quantidades. Por essa razão, você pode optar por receitas mais elaboradas onde a criança possa ler as etapas de preparo, utilizar as unidades de medida, separar a quantidade de cada ingrediente e claro, colocar a mão na massa.
2 – Leia histórias que aconteçam na cozinha
Ler para as crianças é uma forma de mostrar para elas novos assuntos, além de despertar o interesse pelo mundo dos livros. Por que não unir leitura e culinária? Trazer para o momento de leitura histórias que se passem na cozinha ajuda a apresentar esse ambiente como palco de divertidas aventuras que podem ser vividas em família. Veja no final do post as nossas dicas e aproveite um benefício especial!
Como ler para crianças? +20 Dicas para incentivar a leitura em cada idade
3 – Conte histórias sobre as receitas
Toda família tem uma receita especial que passa de geração em geração. Prepare esses pratos com as crianças e entre um ingrediente e outro, conte a elas a história por trás da refeição. Além de tornar o momento mais divertido, saber mais sobre a receita também irá conectar os pequenos com a família de forma especial e única.
4 – Explique sobre os ingredientes
Cozinhar com as crianças também é um momento para explicar a elas sobre os alimentos que farão parte da receita. Caso a criança esteja passando pela fase de seletividade alimentar, aprender mais sobre os alimentos e seus benefícios ajudam a reduzir as barreiras de resistência. Além de cozinhar juntos, uma dica é assistir a série “Waffles + Mochi” da Netflix, que aborda de forma divertida a origem dos principais ingredientes da cozinha.
5 – Deixe a criança experimentar
Durante o preparo é comum que as crianças queiram provar a receita antes que ela esteja pronta. Nesses momentos, é importante deixar que os pequenos e pequenas experimentem o sabor, explicando as etapas que ainda faltam até que a receita fique pronta. Dessa forma, eles poderão viver a experiência na cozinha por completo.
6 – Envolva as crianças na limpeza
Cozinhar com as crianças também envolve o uso de diferentes utensílios domésticos e a limpeza da cozinha depois que a receita estiver pronta. Por isso, inclua os pequenos também nessa etapa final e mostre a importância de organizar e higienizar o ambiente de preparo das refeições.
Veja também: Como as crianças podem ajudar em casa
Depois das dicas para cozinhar com as crianças e tornar esse momento ainda mais especial, chegou a hora de colocar a mão na massa preparando deliciosos pratos juntos!
6 Receitas para fazer com as crianças
1 – Pizza de brócolis
Que tal inaugurar a cozinha com os pequenos preparando uma deliciosa receita de pizza? Além de ser um prato atrativo para o paladar infantil, a pizza pode ajudar as famílias a introduzir novos alimentos no menu das crianças. Veja aqui como fazer!
2 – Bolo Peteleco
Uma receita divertida e prática para preparar com as crianças: essa é a melhor definição do bolo peteleco. No preparo, ele dispensa o uso da batedeira e o chocolate presente na massa e na cobertura é sucesso garantido com os pequenos. Confira aqui o passo a passo. 👇
Receita de Bolo Peteleco para fazer com as crianças
3 – Pão de queijo saudável
O pão de queijo é um prato tradicional da culinária brasileira. Nessa receita, ele ganha novos ingredientes e fica ainda mais gostoso! Uma receita para fazer com as crianças, preparando um delicioso lanche da tarde em família.
4 – Amendoim doce
Veja aqui como preparar com as crianças um delicioso petisco com amendoim, chocolate e açúcar. A receita é um dos pratos típicos das festas juninas, mas ela é tão gostosa que faz sucesso o ano todo e os pequenos adoram!
5 – Melancia de gelatina
A melancia de gelatina é uma sobremesa refrescante e leve para fazer com as crianças. Além disso, a receita também ajuda a apresentar uma nova fruta para os pequenos de forma divertida. Confira aqui o passo a passo.
6 – Chips de batata-doce
Perfeito para um lanchinho da tarde, o chips de batata-doce é fácil de preparar e fica uma delícia. Durante o preparo, aproveite para explicar aos pequenos que a batata-doce é um tubérculo cheio de benefícios para nossa saúde, além de ser muito saborosa. Veja aqui a receita.
Quer cozinhar com as crianças e deixar esse momento ainda mais divertido?
Nos livros personalizados Cozinhando com a Hello Kitty e Fazendo Pizza com a Hello Kitty, a boneca mais fofa do mundo embarca com a criança em divertidas aventuras pela cozinha para preparar um delicioso bolo de cenoura com cobertura de chocolate e uma saborosa receita de pizza!
Para personalizar os livros com 10% de desconto é só clicar aqui!
Ver Comentários (0)