Ouça o post
|
Conheça os benefícios de cada fruta para o desenvolvimento saudável do bebê durante a introdução alimentar.
Depois de meses se alimentando apenas de leite, chega a hora da criança conhecer as primeiras frutas! Tanto para o bebê como para a família, é um momento de muitas descobertas e adaptações na alimentação.
Para ajudar nessa fase, o livro personalizado da Galinha Pintadinha – Hora do Lanchinho apresenta as frutas de uma forma lúdica, mostrando para as crianças desde cedo os seus benefícios e sua importância para uma vida saudável.
A seguir, você pode saber mais sobre os benefícios de cada fruta para o desenvolvimento do seu pequeno:
Maçã
Essa costuma ser a primeira fruta que os bebês comem na introdução alimentar, seja e forma de purê ou papinha. A maçã é uma fonte de nutrientes muito completa: fornece fibras, potássio, cálcio, magnésio, sódio, ferro, vitaminas e carboidratos.
Outros benefícios da maçã para os bebês são sua refrescância e composição com 85% de água, que a torna muito hidratante. Além disso, é uma fruta fácil de digerir sem a casca.
Banana
A banana é uma fruta com sabor e textura que costumam ser bem aceitos pelas crianças. É rica em vitamina A, C, E e do complexo B, além de potássio e ácido fólico. Com altas doses de fibras, a banana ajuda a combater a prisão de ventre, por estimular o movimento do intestino naturalmente.
Mamão
Além de colaborar com o funcionamento do intestino assim como a banana, aliviando a prisão de ventre, ainda é rico em vitamina A, fundamental para o desenvolvimento da visão e crescimento saudável do bebê. As crianças costumam gostar da vitamina de mamão: é só bater 1/2 mamão papaia pequeno, junto com uma maçã e 100ml de suco de laranja.
Melancia
Rica em água e bem docinha, a melancia conquista o paladar dos bebês que estão iniciando a introdução alimentar. Alguns costumam chupar a fruta (é só tirar os caroços antes!), absorvendo todo o suco. Seus benefícios são ajudar na hidratação e, por ser rica em potássio e magnésio, é um excelente diurético natural, ajudando no funcionamento dos rins.
Pera
A pera é também uma das frutas mais importantes na introdução alimentar, muito comum nas papinhas. Para os bebês que sofrem com intestino vagaroso e sentem cólicas, a pera ajuda com efeito laxante por causa da quantidade de fibras. Também é rica em vitamina K, um composto importante para a formação dos ossos.
Laranja
O suco natural de laranja é fonte de vitamina C e traz benefícios para a saúde óssea das crianças, além de melhorar a absorção de ferro no organismo. A Sociedade Brasileira de Pediatria indica o consumo de sucos a partir de 1 ano de idade, para evitar excesso de açúcar:
- Após seis meses de idade: devem ser evitados, mas, se forem oferecidos, que sejam dados no copo, de preferência após as refeições principais e em dose máxima de 100 mililitros por dia.
- Crianças de um a seis anos: máximo de 150 mililitros por dia.
Por sorte nunca tive problemas com a alimentação da minha filha. Tem uma coisa ou outra que ela não gosta, mas no geral come super bem! Um perrengue a menos na maternidade rsrsrsr
Oie, Manuela! Que alegria saber que sua pequena gosta de comer diversos alimentos 😀
Gostaria de saber qual é a frequência que pode dar abacate para um bebê de nove meses?
Oie, Shirley! Tudo bem?
Que legal que você já está introduzindo as frutas na alimentação do seu pequeno!
Para saber quais as quantidades e frequências adequadas, nossa recomendação é falar com o pediatra que acompanha o desenvolvimento do bebê. Somente um especialista poderá passar essas informações corretamente.