4 jeitos de celebrar o verdadeiro significado da Páscoa

4 maneiras de celebrar o verdadeiro significado da Páscoa
Conheça o e-Book infantil personalizado com mais de 20 páginas de atividades “O verdadeiro sentido da Páscoa” com a Turma do 3 Palavrinhas. Imagem: acervo Dentro da História
Ouça o post

A Páscoa é uma das principais datas do calendário cristão, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Os cristãos comemoram a Páscoa de diversas formas, como participando de cultos na igreja, assistindo a peças teatrais e partilhando a alegria com a família.

A Páscoa é precedida pela Quaresma, que consiste em um período preparatório de jejuns e penitências que dura quarenta dias. Já a semana antes da Páscoa é conhecida como Semana Santa, um momento de reflexão sobre o sacrifício de Cristo.
Para trazer explicações detalhadas, a Dentro da História fez uma imersão nos ensinamentos bíblicos e tradições cristãs. Dessa forma os adultos podem entender tudo de forma fácil e resumida e, dessa forma, ensinar as crianças. Continue lendo e confira também a lista de sugestões de como celebrar essa data em família.

O que é a Páscoa?

A palavra “Páscoa”, de acordo com o site Brasil Escola, tem origem no hebraico “Pessach”, que significa “passagem”. No contexto cristão, ela representa a passagem da morte para a vida, simbolizada pela ressurreição de Jesus.

Para os cristãos, essa data é a culminação do plano de redenção de Deus, em que Jesus venceu a morte e trouxe a promessa de salvação a todos os que creem. Por isso, mais do que uma tradição com ovos de chocolate, a Páscoa celebra a esperança, a renovação e a vida nova.

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus

Qual é o significado bíblico da Páscoa?

Lendo a bíblia, pode-se entender que a Páscoa tem suas raízes na tradição judaica, quando o povo hebreu foi liberto da escravidão no Egito. Essa “passagem” foi instituída por Deus como uma festa anual de memória 

No Novo Testamento, Jesus é apresentado como o “Cordeiro de Deus” que tira o pecado do mundo. A sua morte na cruz e posterior ressurreição representam a nova aliança de Deus com a humanidade. Ele se sacrificou para que todos pudessem ter vida eterna.

Listamos aqui alguns versículos bíblicos que reforçam o significado da Páscoa para os cristãos:

  •  1 Coríntios 5:7
  • Êxodo 12
  • João 1:29

A Origem dos ovos de Páscoa

Embora os ovos de chocolate sejam hoje uma tradição popular, sua origem não está na Bíblia. Eles surgiram na Europa como um símbolo de nascimento e renovação, sendo mais tarde incorporados à celebração da Páscoa como uma forma lúdica de presentear as crianças.

Mesmo não fazendo parte da tradição cristã original, esse costume pode ganhar um novo significado. Ao presentear uma criança com um ovo de Páscoa, pais e mães têm a oportunidade de incluir um momento de conversa sobre a ressurreição de Jesus, conectando o presente ao verdadeiro sentido da data.

Outra forma de reforçar os valores cristãos é oferecer, junto ao ovo, um livro com ensinamentos bíblicos, fortalecendo a fé e o entendimento da data de forma leve e acessível. Assim, é possível unir o simbolismo, mostrando às crianças que a celebração vai muito além do chocolate.

Celebrar a Páscoa é reafirmar a esperança na vida nova que Jesus trouxe com Sua vitória sobre a morte. Por isso, mais do que consumir, é importante viver o significado da data com consciência — inclusive usando os símbolos populares como ferramentas de aprendizado.

Leia mais em: 5 Atividades para a Páscoa: diversão para a família toda

4 jeitos de comemorar a Páscoa com valores cristãos

Comemorar a Páscoa com foco em Jesus é uma oportunidade de ensinar valores como amor, perdão, esperança e gratidão. Veja a seguir quatro formas de vivenciar a Páscoa com significado.

1)Na igreja:

    Uma boa ideia para se conectar com o real sentido da Páscoa é participar dos cultos e celebrações especiais da Semana Santa nas igrejas. A Missa de Páscoa e a Ceia do Senhor, por exemplo, podem fortalecer a fé e relembrar a importância do sacrifício feito por Cristo.

    Peças teatrais que encenam a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo e sua ressurreição também ajudam a envolver as crianças e transmitir a mensagem do Evangelho de forma visual.
    Estas encenações podem contemplar a Via Sacra, que remonta ao século IV, quando os cristãos peregrinavam para Jerusalém e percorriam o trajeto da Paixão de Cristo.

    2) Com a família:

    A Páscoa é um tempo especial para fortalecer os laços familiares. Reunir-se, fazer refeições juntos, ler a Bíblia e orar em família ajuda a criar memórias afetivas e espirituais. Compartilhar a alegria da ressurreição também é uma forma de testemunho.

    Para celebrar a Páscoa em família cristã e fortalecer laços, você pode convidar as crianças para participar da organização das celebrações, fazer leituras da bíblia e brincadeiras como recitar trechos bíblicos relacionados à Paixão de Cristo.

    Compartilhar a alegria da ressurreição também é uma forma de testemunho, além disso, orar em família ajuda as crianças criarem memórias afetivas e espirituais.

    Confira abaixo algumas sugestões:

    • Explicar a Páscoa para as crianças: Dizer que a ceia é um memorial daquilo que Jesus fez por nós;
    • Participar de atividades divertidas: Brincar de caça aos ovos, pintar ovos, jogar jogos em família;
    • Celebrar com uma refeição especial: Sentar-se à mesa com a família e saborear a refeição;
    • Ler histórias da Páscoa: Compartilhar momentos de alegria e gratidão; 
    • Fazer um culto especial: Escolher louvores que falem sobre a morte e ressurreição de Jesus;
    • Conectar-se com a comunidade cristã: Participar de um culto ou evento religioso;
    • Fazer uma doação: Considerar doar para uma instituição de caridade ou ajudar alguém que esteja passando por dificuldades;
    • Aproveitar a natureza: Fazer um piquenique ou caminho ao ar livre;
    • Conectar as tradições festivas seculares e as cristãs: Buscar na Internet ou em livros sobre a Páscoa e suas tradições.

    3) Com o jejum:

    A prática do jejum durante a Quaresma, especialmente na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa, é comum entre as práticas cristãs como uma forma de consagração e memória do sacrifício de Jesus.

    Abster-se de carne ou de algum alimento preferido é um gesto simbólico de renúncia e devoção.

    Com as crianças, no entanto, esse ensinamento pode ser passado de forma lúdica, com pequenas atitudes de renúncia acompanhadas da explicação do motivo pelo qual se pratica o “jejum” (ou abdicação de algum alimento de afeto para os pequenos, como: refrigerante, chocolates, bolachas e salgadinhos)

    4) Com a partilha:

    Partilhar o evangelho com outras pessoas.Irradiar a esperança e a certeza da presença de Cristo Ressuscitado. (aqui deve-se explicar o conceito de partilha do evangelho e a importância que isso tem para a religião cristã).

    • Sugestões de atividades em família que reforcem os valores cristãos, como leitura de histórias bíblicas e reflexões sobre o sacrifício de Cristo.​
    • Dicas de como utilizar livros infantis personalizados para ensinar às crianças o verdadeiro significado da Páscoa de forma lúdica.

    A Páscoa também é um momento de compartilhar o Evangelho com outras pessoas, renovando a esperança em Cristo Ressuscitado e inspirando o amor ao próximo.

    Isso pode ser feito de forma simples: com palavras, gestos de bondade ou com a oferta de livros cristãos que ensinam sobre Jesus.

    Para as crianças, a dica é propor momentos de leitura da bíblia, ou cantar canções e louvores. Além disso, as famílias também podem se beneficiar de atividades propostas em um e-Book, como o eBook de Páscoa da Turma do 3 Palavrinhas.

    Celebrando a Páscoa com propósito

    E-Book de Páscoa: O Verdadeiro Sentido da Páscoa. Imagens: acervo Dentro da História

    A Páscoa é mais do que uma tradição, ela é um convite à renovação da fé, à vivência do amor de Cristo e à transmissão de valores eternos. Celebrá-la com propósito é mostrar às crianças que Jesus é o verdadeiro motivo da festa.

    Portanto, para ensinar as crianças de forma lúdica qual é o verdadeiro sentido da Páscoa, a Dentro da História e a Turma do 3 Palavrinhas contam com um livro infantil personalizado em que a criança aprende com seus amigos Sarah, Davi e Miguel que Jesus é o real sentido da Páscoa!

    Outra opção para entreter e ensinar os pequenos são as atividades do eBook de Páscoa da Turma do 3 Palavrinhas. Com mais de 20 páginas de atividades que ensinam sobre a importância da Páscoa com uma linguagem acolhedora, lúdica e divertida.

    Celebre a Páscoa com significado. Ensine que Jesus morreu e ressuscitou para salvar a todos nós!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Related Posts