Ouça o post
|
Pais, mães ou cuidadores que durante a infância ou adolescência tiveram um bichinho de estimação, certamente se lembram de algum momento especial vivido junto com ele. Afinal, entre cuidados, lambidas cheias de carinho e passeios pelo bairro, uma relação de afeto e companheirismo foi construída com muita diversão e aprendizados.
Já é comprovado que os animais de estimação para crianças proporcionam diversos benefícios, além de fazer com que o desenvolvimento dos pequenos seja mais saudável e leve. Tanto para os pais e mães que tiveram bichinhos de estimação na infância quanto para os que não viveram essa experiência, perguntas sobre como saber qual o melhor momento para adotar um pet ou como descobrir qual o bichinho ideal para a família, surgem quando as crianças começam a pedir por um animalzinho.
Crie seu livro dos PJ Masks e entre Dentro da História
A idade ideal para adotar um bichinho de estimação
Especialistas recomendam que as crianças convivam com os animais de estimação quando atingirem a maturidade da coordenação motora, conseguindo andar, sentar e ter consciência dos movimentos de seu corpo. Essa fase de desenvolvimento dos pequenos acontece por volta dos 4 ou 5 anos de idade.
Nessa faixa etária as crianças também desenvolvem a fala, se expressam melhor e se adaptam às regras de convívio com outras pessoas, sendo capazes de demonstrar mais cuidado e responsabilidade com um animal de estimação.
Mesmo antes de atingirem essa idade, os especialistas recomendam que as crianças conheçam os animais por meio de histórias, passeios em zoológicos ou, caso a família já tenha um bichinho de estimação, a interação entre a criança e o pet deve acontecer sempre de forma monitorada pelos familiares.
Nesse artigo, apresentamos diversos livros infantis sobre os animais para ler, se divertir e estimular o contato das crianças com o reino animal e a natureza por meio da leitura.
4 benefícios dos animais de estimação para crianças
1) Fortalecimento do sistema imunológico
Estudos apontam que o convívio com os animais de estimação fortalecem as barreiras imunológicas dos pequenos, reduzindo os riscos de infecções, dermatites e até mesmo a asma.
De acordo com pesquisadores, isso acontece, pois ao brincar, fazer carinho e cuidar de um bichinho, as defesas das crianças são treinadas para resistir e se proteger dos pelos, pó e saliva dos pets.
2) Desenvolvimento socioemocional
Os animais de estimação para crianças estimulam o desenvolvimento de habilidades como a empatia, confiança e respeito, que favorecem o convívio social, enquanto ensinam os pequenos a lidarem com o medo, insegurança e vergonha por meio de uma relação baseada em companheirismo.
Ter um bichinho de estimação também é um convite para viver experiências inesquecíveis repletas de diversão e alegria, o que ajuda as crianças no tratamento da ansiedade infantil e hiperatividade, por exemplo.
3) Responsabilidade
Cuidar de um bichinho de estimação desperta nas crianças o senso de responsabilidade para manter o pet seguro, alimentado e feliz.
Dessa forma, os animais de estimação para crianças abrem espaço para que os pais e cuidadores falem sobre a importância das tarefas domésticas ligadas ao cuidado e proteção do pet, como colocar água, limpar e levar para passear.
4) Momentos em família
Quando um bichinho de estimação chega na família, nenhum passeio no parque, dia de chuva ou viagem são mais os mesmos, pois com um pet tudo se torna muito mais divertido.
As brincadeiras e aprendizados ao lado dos animais de estimação proporcionam momentos inesquecíveis em família que ficam guardados para sempre na memória e no coração dos pequenos. Essas lembranças tornam as fases do desenvolvimento das crianças mais alegres, divertidas e leves.
Crie seu livro da Turma da Mônica e entre Dentro da História
Conheça os melhores bichinhos de estimação para os pequenos
Se as crianças já estão pedindo por um animal de estimação ou se você pretende adotar um bichinho para surpreendê-las, confira uma lista completa com os melhores pets para os pequenos.
Aves
Aves como os patos e os passarinhos também são ótimos animais de estimação para crianças, pois estimulam o contato dos pequenos com a natureza.
No caso dos patos e pássaros de pequeno porte, que possuem hábitos de higiene e emitem sons diferentes dos demais bichinhos, os especialistas recomendam que eles sejam criados em casas ou sítios. Ainda assim, os amigos de penas são ótimos animais para as crianças, pois adoram brincadeiras e companhia.
Quais desses animais de estimação seu pequeno gostaria de adotar? Conte para nós aqui nos comentários.
Cachorros
Além de ser o melhor amigo do homem, os cachorros também são ótimos companheiros para as crianças.
Eles são muito amorosos, protetores e assim como os pequenos, estão sempre prontos para brincadeiras cheias de diversão. Os cachorros vivem em média mais de 10 anos, o que faz com que esses au-migos acompanhem diversas fases do crescimento das crianças e as ajudem a passar por elas.
Antes de adotar, é importante lembrar que os cachorros são animais ativos que demandam cuidados como levar para passear, brincar, dar banho, além da limpeza do ambiente em que ficam.
Gatos
Os gatos estão entre os animais de estimação para crianças mais recomendados pelos especialistas, pois são carinhosos e muito companheiros.
Por ser um bichinho extremamente caseiro, os gatos estimulam os pequenos a brincar em casa ou no quintal, sendo excelentes amigos para as crianças mais tímidas. Além disso, os felinos são muito independentes, o que é uma ótima inspiração para os pequenos que estão aprendendo a fazer as primeiras tarefas sozinhos.
Em relação à higiene, os gatos se adaptam facilmente com a caixa de areia, desde que ela esteja sempre limpa e higienizada.
Peixes
Cheios de cores e de diversos tamanhos, os peixes são bichinhos que demandam menos cuidados do que os cachorros e gatos, sendo ideais como primeiro pet das crianças.
Cuidar de um peixinho também estimula a criatividade e capacidade de observação das crianças, pois os pequenos podem criar um aquário divertido com as cores e objetos que mais gostam, além de aprenderem a observar o comportamento e os movimentos dos peixes.
Antes de presentear seu pequeno ou pequena com um peixinho, é importante pesquisar sobre a maneira correta de trocar a água do aquário e qual a ração mais adequada para cada espécie.
Roedores
Os coelhos, hamsters e porquinhos-da-Índia estão entre os animais de estimação para crianças mais fáceis de cuidar.
Além disso, os roedores são bichinhos que estimulam a curiosidade dos pequenos, pois seu comportamento é diferente dos cachorros e gatos, por exemplo. Por se alimentarem de vegetais frescos e verduras, os roedores também são ótimos companheiros para estimular as crianças a desenvolverem uma alimentação saudável.
Adorei o artigo, mas arrisco dizer que tem um animalzinho que não fez parte dessa lista e está caminhando para a primeira colocação aqui no Brasil. Se trata do mini porco de estimação, que é um animal mais inteligente que cão e gato, vive mais tempo que ambos, e tem sido amplamente utilizado em terapias como animais de suporte emocional.